PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA,
23 DE NOVEMBRO

9:00 //  Mesa de Abertura

9:30 - 12:00 //  Conferência de Abertura

14:00  - 17:00 //  Rodas de conversa 1, 2, 3, 4 e 5

QUARTA-FEIRA,
24 DE NOVEMBRO

9:00 - 12:00 // Roda de conversa 6, 7, 8 e 9

14:00 - 17:00 // 10, 11, 12 e 13

18:30 - 20:30 // Concurso de melhor Dissertação - decênio 2011/2021- Entrega do Prêmio Jacqueline dos Santos Morais

QUINTA-FEIRA,
25 DE NOVEMBRO

9:00 - 12:00 // Rodas de conversa 14, 15, 16 e 17

15:00 - 17:30 // 4ª mesa - Lançamento do E-Book do V seminário do PPGedu – IV Seminário dos Egressos Participação – Comissão de organização do E-book

18:30 - 20:30 // Conferência de Encerramento

23 DE NOVEMBRO DE 2021

 

                         EIXO 1

Roda de Conversa 1: 23/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Joana Ribeiro dos Santos – UERJ

 

1.   A história da educação franciscana sob a ótica do fazer história de Foucault

 André Ricardo Gan

 

2.   História da educação franciscana no Brasil colonial: o uso da imagética na educação popular

Geiziane Angelica de Souza Costa

3.  O saber medido: Os testes ABC como estratégia estatal de Avaliação e seleção dos escolares na década de 1930.

Milena de Melo Silva

 

4. O rádio e suas possibilidades educativas e inclusivas em tempos de pandemia: de volta ao começo

Niely Natalino de Freitas Leyendecker

Rosa Maria Garcia Monaco

 

5.  A Ordem Mercedária e sua atuação educacional no antigo estado do Grão-Pará e Maranhão

Lucia Maria Gonçalves de Andrade

 

    

Roda de Conversa 2: 23/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Adriana Varani – UNICAMP 

 

1.  Narrativas e elos entre mestrandas em pesquisa formação  

Alessandra da Silva Rezende Souza Martins

Ana Paula Correia da Silva

 

2.  Carta aos professores iniciantes da educação básica 

Flaviane Coutinho Neves Americano Rego

           

3.  A escrita de narrativas docentes na formação da professora da educação infantil

Jane Marchon Cordeiro Celestino

4.  Viviografia e tematização: possibilidades para pesquisa narrativa no campo educacional

Laís Lemos Silva Novo Pinheiro

Helena Amaral da Fontoura

 

5.  Navegando pelo mar das narrativas

Pâmela Cristina Tavares

Priscila Marques Mateus da Silva

 

Roda de Conversa 3: 23/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Alessandra Nunes Caldas - UERJ

1. Os caminhos de uma gestão na avaliação no ensino fundamental

Adriana Freitas Salomão

 

2.  Políticas educacionais em processo de descaracterização e desmonte: impactos na formação de professores e na gestão educacional

Izabel Cristina Marçal Gonçalves

Jacqueline de Oliveira Duarte Ferreira

Lucilia Augusta Lino

 

3.  Currículos na Educação Infantil: considerações sobre os princípios estéticos

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues

 

4. O currículo institucional da Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim perante as peculiaridades dos alunos das Escolas do Campo

Ana Paula de Santana

 

5. Educação ambiental nos planos de ensino do curso técnico em meio ambiente/IFMT/Campus Bela Vista

Paulino Ferreira Filho

Helena Amaral da Fontoura

 

                         EIXO 2

Roda de Conversa 4: 23/11 às 14h

Sugestão de Comentarista: Prof. Dra. Luciana Pires - UERJ / FEBF

 

1. O fazer cartográfico numa pesquisa que se propõe paisagens tecidas na diferença: uma problematização do método.

Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva

 

2.  Por entre diários de pesquisa: cartografia do caminhar com estudantes ditos deficientes e indisciplinados no Instituto Benjamin Constant.

Débora de Souza Santos Madeira

 

3.  Disposição a pesquisa, uma cartografia entre processos de formação.

Ayama Prado

 

4. Escola regular: É o deslugar ou não dos estudantes com deficiência?

Jussara Silva Cavalcante

5.  A produção de oficinas de animação na educação de surdos

Arina Martins

 

 

                      EIXO 1

Roda de Conversa 5: 23/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Noale Toja – UERJ/FFP    

1. Mestrado em tempo de pandemia: histórias de vida e formação  

Bianca de Macedo Abreu

           

2. Espaçostempos de uma escola real/virtual: um olhar para os cotidianos em tempos de pandemia.

Evelin Claro

Tamiris Siqueira Marinho

 

3. Pandemia, escola pública e modos outros de fazer escola

Fabiana Rodrigues de Souza

 

4. As desimportâncias vividas no cotidiano: valorização da dimensão política por meio de performances

Leonardo Albuquerque

 

5.  Comunidade de Prática em uma escola de Niterói

Silvana Capobiango Pedrosa Cerqueira

24 DE NOVEMBRO DE 2021

                     EIXO 1/2

Roda de Conversa 6: 24/11 às 9h 

Comentarista: Prof. Dra. Leidine Macambira – UERJ

                                         

1. Passado, presente e futuro: reflexões docentes e discentes transdisciplinares com as mandalas criativas

 Clarissa Moura Quintanilha

 

2. Prática reflexiva no desenvolvimento profissional docente

Gisele Rainha Pontes Ponciano

Priscila de Souza Nascimento

 

3. Residência pedagógica e o contexto da prática em duas universidades públicas fluminenses

Priscila de Souza Costa Couto

Lucilia Augusta Lino

 

4. A atuação do orientador pedagógico e o desafio da formação docente no espaço escolar

Renata Ferreira de Souza

 

5. A importância “do ato” de ler em Paulo Freire e Bakhtin

Carlos César de Oliveira

  

                         EIXO 1/2

Roda de Conversa 7: 24/11 às 9h

Comentarista: Prof. Dr. Leonardo Rangel Reis – IFBA

 

1. Secularização à brasileira: um estudo sobre as relações entre cultura popular, religiosidade afro-brasileira e laicidade da escola pública

Eneida da Silva Fiori

 

2. Educação das relações étnico-raciais no contexto da formação inicial de professores: Algumas considerações a partir do modelo da racionalidade crítica.

Érica Renata Vilela de Morais

Luiz Fernando Conde Sangenis

3. Ecos do primeiro congresso brasileiro de eugenia (1929): um olhar a partir dos periódicos

Victoria Guilherme Guedes de Moura

 

4. O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a feminização do magistério

Tereza Vitória Fernandes Alves

 

5. Percursos de uma professora antirracista: em honra às mulheres de minha ancestralidade, sigo caminhando!

Maria de Fátima Rodrigues Viana Machado

 

                           EIXO 1/2

Roda de Conversa 8: 24/11 às 9h

Comentarista: Prof. Dra. Marcia Ramos - MST

 

1. Ser analfabeto em uma sociedade grafocêntrica: a EJA como proposta emancipatória

Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão

2. Meus processos formativos como professora de Inglês, egressa da    FFP/UERJ, que trabalha com a EJA

Letícia Miranda Medeiros

           

3. Narrativas sobre estágio docente em educação de jovens e adultos

Liliane Sant’Anna de Souza Maria

           

4. O pensamentoobra de Paulo Freire nas tecituras narrativas formativas de/em diálogos pela América Latina

Regina Aparecida Correia Trindade

 

5. Corporeidades, escrevivências e múltiplas existências: enunciações e narrativas de adolescentes em privação de liberdade

Jéssica Montuano Gonçalves Ramos Mattos

 

                                   EIXO 2

Roda de Conversa 9: 24/11 às 09h

Comentarista: Profa. Dra. Maria Luisa Bampi – UERJ

 

1. As possíveis relações entre a educação para a paz as representações sociais de violências de educadores sociais atuantes no Complexo do Salgueiro.

Lucas Salgueiro Lopes

 

2. Possíveis representações sociais de inclusão digital em práticas educativas não escolares.

Adam Alfred de Oliveira

Arthur Vianna Ferreira.

 

3. O que moveu e move um projeto teatral na E. M. Paulo Freire, em Niterói?

Líbia Busquet

 

4. A pedagogia do oprimido na resistência e nas lutas da classe trabalhadora

Ana Valéria Dias Pereira

Márcia Soares de Alvarenga

Maria Beatriz Lugão Rios

 

5. Aproximações entre teatro, escola pública e os vários tempos...

Caroline Barbosa

 

                              EIXO 1

Roda de Conversa 10: 24/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Simone Cartaxo – UEPG

 

1. Contribuições de um grupo de pesquisa em educação matemática na formação do pesquisador: uma abordagem (auto)biográfica

Letícia Pacheco Trotte

 

2. Pandemia, formação docente e ensino de matemática: qual amanhã possível?

Simone de Miranda Oliveira França

Vania Finholdt Angelo Leite

     

3.  A escola s(em) movimento em tempo de pandemia

Lidia Soares Pereira-UERJ/FFP

 

4.  Alfabetização em uma escola de tempo integral

Maria Roseli Vianna Pereira

 

5.  Memorial: um sonho que nasceu no lixo...

Vanessa Vianna Santos

 

                           EIXO 2

Roda de Conversa 11: 24/11 às 14h 

Comentarista: Profa. Dra. Rosa Helena Mendonça - UERJ

 

1. Questões de gênero, classe, raça e formação educacional no início do século XX, no romance Correio da roça de Júlia Lopes do Almeida.

Eurídice Hespanhol Macedo Pessoa

 

2. Um olhar sobre o lúdico, as questões de gênero e a formação docente em uma escola pública no município de São Gonçalo, RJ.

Joana Nély Marques Bispo

 

3. O acesso da população negra aos espaços de escolarização e o caráter educativo dos movimentos sociais.

Adrielle Lisboa

Maria Martinha Barbosa Mendonça

 

4. Corporeidades negras: impactos educacionais e a educação de jovens e adultos.

Lara Holmes de Rezende Serrano

 

5. Trajetórias poéticas de um diário insubmisso entre a preta e o viado

Renan Correa

Sheila Martins

    

                                     EIXO 2

Roda de Conversa 12: 24/11 às 14h

Comentarista: Profa. Dra. Andréia Ramos - UFES

1. Escola sem partido, militarização e homeschooling: a agenda neoconservadora para a educação.
Handerson Fábio Fernandes Macedo

2. A veia empreendedora da Reforma do Ensino Médio como estratégia para formação do trabalhador de novo tipo.
Filipe Cavalcanti Madeira

3. Conjunturas quilombolas no governo Bolsonaro
Jorlandro Augusto Louzada

4. Os avanços e desafios sobre a questão racial nas políticas educacionais no Brasil – um estudo a partir da lei nº 10.639/03
Rejane Lúcia Amarante de Macedo

5. Biografemando um encontro 
Sara Busquet

                                       EIXO 2

Roda de Conversa 13: 24/11 às 14h

Comentarista:  Profa. Dra. Alice Pereira Xavier Lage - FFP/UERJ

 

1. O que as experiências produzidas nos encontros entre professora e estudantes - na pandemia - nos fazem pensar?

Vivian Pardial Leão

 

2. As minorias no contexto da pandemia: a ofensiva bolsonarista à educação indígena.

Rodrigo de Moura Santos.

 

3. Em tempos de pós-pandemia, o que pensar sobre o direito à creche para as classes populares?

Carolina Silva de Alencar.

4. Impactos da pandemia numa Unidade Municipal de Educação Infantil de Niterói: o que estamos aprendendo com a pedagogia do Vírus?

Patrícia Gonçalves Bastos

 

5. Que história é essa que precisa ser contada? Cartografia afetiva dos itinerários pedagógicos em um período pandêmico.

Helenice Lopes Ribeiro Gomes

 

 

 

 

 

25 de Novembro de 2021

 

                         EIXO 2

Roda de Conversa 14: 25/11 às 09h 

Comentarista: Profa. Dra.  Elienae Genésia Corrêa Pereira – FFP/UERJ

 

1.Perturbações da normalidade: experiências formativas para pensar as relações educativas na escola básica.

Raquel Monteiro

 

2.Processos de medicalização do ensino: pistas para pensar a diferença e a produção da doença na escola.

Bruna Pontes

 

3. A importância de uma formação antiespecista na escola e na universidade.

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello

4. Cotidianos e Currículos- Especial V Seminário Processos Formativos e Desigualdades Sociais e IV Seminário Egressos.

Fernanda Cavalcanti de Mello

Rafaela Rodrigues

Marcelo Machado

Renata Rocha

Thamy Lobo

 

                        EIXO 2

Roda de Conversa 15: 25/11 às 09h

Comentarista:  Profa. Dra. Claudia Chagas – UERJ

 

1. A educação infantil na cidade de São Gonçalo/RJ desafios e perspectivas das políticas públicas de expansão e financiamento.

Fabiana Pessanha

Monica Motta

2. O Estatuto da Criança e do Adolescente em São Gonçalo: Instrumento de Efetivação dos Direitos das Infâncias no Município de São Gonçalo/RJ?

Carla Verônica Corrêa

3. O que nos apontam as pedagogias do sul? Por uma educação das infâncias pública, popular e decolonial.

Nayara Alves Macedo

4. Conta Pra Mim – Guia de Literacia Familiar: questões sobre políticas de leitura para a infância no Brasil.

Naila de Figueiredo Portugal

5. A educação na cidade: política educacional em São Gonçalo (1963-1967).

Karyne Alves dos Santos

 

 

                          EIXO 2

Roda de Conversa 16: 25/11 às 9h

Comentarista: Profa. Dra. Sandra Sales – UFRRJ

 

1.  Ação novos caminhos como processo formativo das juventudes no Brasil.

Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro

 

2. Projetos de vida e permanência na escola de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) II, do Município do Rio de Janeiro, moradores do Complexo da Maré.

Roberto da Silva Santos

 

3. Os Jovens Estudantes e a luta contra as reformas neoliberais

Gabriela Silva

 

4. Tecendo elementos sobre a juvenilização da EJA no ensino médio da rede pública estadual do RJ.

Marcos Vinicius Reis Fernandes

 

5. Encceja e sistema sociometabólico do capital: indicações de uma inter-relação de complementaridade.

Nadia Batista Corrêa

 

 

                     EIXO 1/2

Roda de Conversa 17: 25/11 às 09h
Comentarista: Profa. Dra. Rebeca Brandão Rosa - UERJ

1. Escrevivência e escritaformação: modos outros de narrar as experiências docentes
Roberta Dias de Sousa
Danusa Tederiche Borges de Faria

2. Antes e depois do “tempo em suspensão”: o que aprendemos sobre currículo na educação infantil
Débora Assumpção dos Santos Rodrigues

3. Políticas públicas de educação de jovens e adultos em tempos de pandemia na cidade de São Gonçalo estado do Rio de Janeiro.
Márcia Lucas de Oliveira