V SEMINÁRIO PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
IV SEMINÁRIO DE EGRESSOS


Eixo 1

Formação de Professores(as), História, Memória e Práticas Educativas

Práticas educativas; profissionalização e saberes docentes; história e memória dos diferentes sujeitos escolares e das instituições envolvidas; patrimônio histórico-cultural e suas relações com a escola como instância de socialização, preservação e produção cultural; cotidianos escolares e criação de currículos; cibercultura, criação de artefatos tecnológicos; trabalho docente, ensino remoto e práticas educativas em tempos de pandemia; gestão escolar e democracia nos cotidianos escolares.

Eixo 2

Políticas, Direitos e Desigualdades, Resistência e Criação

A produção de processos educativos escolares e não-escolares; tensões entre desigualdades presentes nas lutas por direitos à educação; a formulação de políticas públicas no campo social e educacional mais amplo; retrocessos conservadores no campo educacional; a formulação de políticas educacionais para crianças, jovens e adultos e suas diferentes escalas de implementação; questões de classe, gênero, raça e seus atravessamentos na escola; diferença e alteridade na Educação; trabalho, escola e juventudes; resistência e criação dos ‘praticantespensantes’ dos processos curriculares, em ‘açõespensamentos’ éticos, estéticos e políticos.

NORMAS DOS TRABALHOS:

Trabalho escrito: entre 8 e 10 páginas. Em WORD: texto justificado, Time News Roman, 12, entre linhas 1,5. ATENÇÃO: imagens (fotos, desenhos, tabelas, gráficos etc.) devem vir em boa resolução (300 dpi) inserido no texto.

Vídeos: com duração de até 15min; deverá ser enviado um link do mesmo em plataforma conhecida.

Podcast: com duração de 15min; deverá ser enviado um link do mesmo em plataforma conhecida.

ATENÇÃO

PARA ENVIO DE TRABALHOS 16/08 a19/09

EIXO 1: ppgeduegressoseixo1@gmail.com

EIXO 2: ppgeduegressoseixo2@gmail.com

Formulário de inscrição:

https://forms.gle/iafmuBnYo3s16A3q7

   

 

TRABALHOS APROVADOS

 

 

Eixo 1 - Formação de Professores(as), História, Memória e Práticas Educativas

 

      I. Trabalhos escritos

    1.  Os caminhos de uma gestão na avaliação no ensino fundamental

         Adriana Freitas Salomão

    2. Narrativas e elos entre mestrandas em pesquisaformação

        Alessandra da Silva Rezende Souza Martins

        Ana Paula Correia

   3. O currículo institucional da Secretaria Municipal de Educação de Silva Jardim perante as peculiaridades dos alunos das Escolas do        Campo

       Ana Paula de Santana

 

   4. A história da educação franciscana sob a ótica do fazer história de Foucault

       André Ricardo Gan

 

    5. Mestrado em tempo de pandemia: histórias de vida e formação

         Bianca de Macedo Abreu

 

   6. Passado, presente e futuro: reflexões docentes e discentes transdisciplinares com as mandalas criativas

       Clarissa Moura Quintanilha

           

   7. Antes e depois do “tempo em suspensão”: o que aprendemos sobre currículo na educação infantil

       Débora Assumpção dos Santos Rodrigues

   8. Secularização à brasileira: um estudo sobre as relações entre cultura popular, religiosidade afro-brasileira e laicidade da escola    pública

       Eneida da Silva Fiori

                                                  

   9. Educação das relações étnico-raciais no contexto da formação inicial de professores: Algumas considerações a partir do modelo da racionalidade crítica.

        Érica Renata Vilela de Morais

        Luiz Fernando Conde Sangenis

 

  10. Espaçostempos de uma escola real/virtual: um olhar para os cotidianos em tempos de pandemia.

         Evelin Claro

         Tamiris Siqueira Marinho

 

  11. Pandemia, escola pública e modos outros de fazer escola 

        Fabiana Rodrigues de Souza

 

  12. Carta aos professores iniciantes da educação básica

         Flaviane Coutinho Neves Americano Rego

 

  13. História da educação franciscana no Brasil colonial: o uso da imagética na educação popular

        Geiziane Angelica de Souza Costa

 

  14. Prática reflexiva no desenvolvimento profissional docente

         Gisele Rainha Pontes Ponciano

         Priscila de Souza Nascimento

 

  15. Políticas educacionais em processo de descaracterização e desmonte: impactos na formação de professores e na gestão educacional

         Izabel Cristina Marçal Gonçalves

         Jacqueline de Oliveira Duarte Ferreira

         Lucilia Augusta Lino

 

  16. Ser analfabeto em uma sociedade grafocêntrica: a EJA como proposta emancipatória

         Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão

 

  17. A escrita de narrativas docentes na formação da professora da educação infantil

        Jane Marchon Cordeiro Celestino

 

  18. Viviografia e tematização: possibilidades para pesquisa narrativa no campo educacional

         Laís Lemos Silva Novo Pinheiro

         Helena Amaral da Fontoura

 

  19. As desimportâncias vividas no cotidiano: valorização da dimensão política por meio de performances

         Leonardo Albuquerque

 

  20. Meus processos formativos como professora de Inglês, egressa da FFP/UERJ, que trabalha com a EJA

         Letícia Miranda Medeiros

 

  21. Contribuições de um grupo de pesquisa em educação matemática na formação do pesquisador: uma abordagem (auto)biográfica

         Letícia Pacheco Trotte

 

  22. A escola s(em) movimento em tempo de pandemia

         Lidia Soares Pereira

 

  23. Narrativas sobre estágio docente em educação de jovens e adultos

         Liliane Sant’Anna de Souza Maria

 

  24. A Ordem Mercedária e sua atuação educacional no antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão

         Lucia Maria Gonçalves de Andrade

 

  25. Currículos na Educação Infantil: considerações sobre os princípios estéticos

         Luziane Patricio Siqueira Rodrigues

  26. Alfabetização em uma escola de tempo integral

         Maria Roseli Vianna Pereira

 

  27. O saber medido: Os testes ABC como estratégia estatal de Avaliação e seleção dos escolares na década de 1930.

        Milena de Melo Silva

 

  28. O rádio e suas possibilidades educativas e inclusivas em tempos de pandemia: de volta ao começo

         Niely Natalino de Freitas Leyendecker

         Rosa Maria Garcia Monaco

 

  29. Navegando pelo mar das narrativas

       Pâmela Cristina Tavares

       Priscila Marques Mateus da Silva

 

  30. Educação ambiental nos planos de ensino do curso técnico em meio ambiente/IFMT/Campus Bela Vista

       Paulino Ferreira Filho

       Helena Amaral da Fontoura

 

  31. Residência pedagógica e o contexto da prática em duas universidades públicas fluminenses

         Priscila de Souza Costa Couto

         Lucilia Augusta Lino

 

  32. O pensamentoobra de Paulo Freire nas tecituras narrativas formativas de/em diálogos pela América Latina

         Regina Aparecida Correia Trindade

 

  33. A atuação do orientador pedagógico e o desafio da formação docente no espaço escolar

         Renata Ferreira de Souza

 

  34. Escrevivência e escritaformação: modos outros de narrar as experiências docentes

         Roberta Dias de Sousa

         Danusa Tederiche Borges de Faria

 

  35. Comunidade de Prática em uma escola de Niterói

         Silvana Capobiango Pedrosa Cerqueira

 

  36. Pandemia, formação docente e ensino de matemática: qual amanhã possível?

         Simone de Miranda Oliveira França

         Vania Finholdt Angelo Leite

 

  37. O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a feminização do magistério

        Tereza Vitória Fernandes Alves

 

  38. Memorial: um sonho que nasceu no lixo...

         Vanessa Vianna Santos

 

  39. Ecos do primeiro congresso brasileiro de eugenia (1929): um olhar a partir dos periódicos

         Victoria Guilherme Guedes de Moura

 

Eixo 2 - Políticas, Direitos e Desigualdades, Resistência e Criação

 

   1. Possíveis representações sociais de inclusão digital em práticas educativas não escolares

Adam Alfred de Oliveira

Arthur Vianna Ferreira

 

  2. O acesso da população negra aos espaços de escolarização e o caráter educativo dos movimentos sociais

Adrielle Lisboa

Maria Martinha Barbosa Mendonça

 

  3. A importância de uma formação antiespecista na escola e na universidade

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello

 

  4. A pedagogia do oprimido na resistência e nas lutas da classe trabalhadora

Ana Valéria Dias Pereira

Marcia Soares de Alvarenga

Maria Beatriz Lugão Rios

 

  5. A produção de oficinas de animação na educação de surdos

Arina Martins

 

  6. Disposição a pesquisa, uma cartografia entre processos de formação

Ayama Prado

 

  7. Processos de medicalização do ensino: pistas para pensar a diferença e a produção da doença na escola

Bruna Pontes

 

  8. O Estatuto da Criança e do Adolescente em São Gonçalo: Instrumento de efetivação dos direitos das infâncias no município de São Gonçalo/RJ?

Carla Verônica Corrêa Cardoso

 

  9. A importância “do ato” de ler em Paulo Freire e Bakhtin

Carlos César de Oliveira

 

  10. Em tempos de pós-pandemia, o que pensar sobre o direito à creche para as classes populares?

Carolina Silva de Alencar

 

  11. Aproximações entre teatro, escola pública e os vários tempos...

Caroline da Silva

 

  12. O fazer cartográfico numa pesquisa que se propõe paisagens tecidas na diferença: uma problematização do método

Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva

 

  13. Por entre diários de pesquisa: cartografia do caminhar com estudantes ditos deficientes e indisciplinados no Instituto Benjamin Constant

Débora de Souza Santos Madeira

 

  14. Questões de gênero, classe, raça e formação educacional no início do século XX, no romance Correio da roça de Júlia Lopes de Almeida

Eurídice Hespanhol Macedo Pessoa

 

  15. A educação infantil na cidade de São Gonçalo/RJ: desafios e perspectivas das políticas públicas de expansão e financiamento

Fabiana Pessanha

Mônica Motta

 

  16. A veia empreendedora da Reforma do Ensino Médio como estratégia para formação do trabalhador de novo tipo

Filipe Cavalcanti Madeira

 

 17. Ação Novos Caminhos como processo formativo das juventudes no Brasil

Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro

 

  18. Escola sem partido, militarização e homeschooling: a agenda neoconservadora para a educação

Handerson Fábio Fernandes Macedo

 

  19. Que história é essa que precisa ser contada? Cartografia afetiva dos itinerários pedagógicos em um período pandêmico

 Helenice Lopes Ribeiro Gomes

 

  20. Corporeidades, escrevivências e múltiplas existências: enunciações e narrativas de adolescentes em privação de liberdade

Jéssica Montuano Gonçalves Ramos Mattos

 

  21. Um olhar sobre o lúdico, as questões de gênero e a formação docente em uma escola pública no município de São Gonçalo, RJ

 Joana Nély Marques Bispo

 

  22. Conjunturas quilombolas no governo Bolsonaro

Jorlandro Augusto Louzada

 

  23. Escola regular: É o deslugar ou não dos estudantes com deficiência

Jussara Silva Cavalcante

 

  24. A educação na cidade: política educacional em São Gonçalo (1963-1967)

 Karyne Alves dos Santos

 

  25. Corporeidades negras: impactos educacionais e a educação de jovens e adultos

Lara Holmes de Rezende Serrano

 

  26. O que moveu e move um projeto teatral na E. M. Paulo Freire, em Niterói?

Líbia Busquet

 

  27. As possíveis relações entre a educação para a paz e as representações sociais de violências de educadores sociais atuantes no complexo do Salgueiro

 Lucas Salgueiro Lopes

 

  28. Reforma do ensino médio, gestão democrática, PPP, cidadania: algumas reflexões

Maria de Fátima Rodrigues Torres de Oliveira Mello

 

  29. Percursos de uma professora antirracista: em honra às mulheres de minha ancestralidade, sigo caminhando!

Maria de Fátima Rodrigues Viana Machado

 

  30. Políticas públicas de educação de jovens e adultos em tempos de pandemia na cidade de São Gonçalo Estado do Rio de Janeiro

Márcia Lucas de Oliveira

 

  31. Tecendo Elementos Sobre a juvenilização da EJA no Ensino Médio da Rede Pública Estadual Do RJ

 Marcos Vinicius Reis Fernandes

 

  32. ENCCEJA e sistema sociometabólico do capital: indicações de uma inter-reção de complementariedade

Nadia Batista Corrêa

  

  33. Conta Pra Mim – Guia de Literacia Familiar: questões sobre políticas de leitura para a infância no Brasil

Naila de Figueiredo Portugal

 

  34. O que nos apontam as pedagogias do Sul? Por uma educação das infâncias pública, popular e decolonial

Nayara Alves Macedo

 

  35. Impactos da pandemia numa Unidade Municipal de Educação Infantil de Niterói: o que estamos aprendendo com a Pedagogia do Vírus?

Patrícia Gonçalves Bastos

   36. Perturbações da normalidade: experiências formativas para pensar as relações educativas na escola básica

Raquel Monteiro

 

  37. Os avanços e desafios sobre a questão racial nas políticas educacionais no Brasil – um estudo a partir da Lei nº 10.639/03

Rejane Lúcia Amarante de Macedo

 

  38. Contra a maré: projetos de vida e permanência na escola de alunos do Progrma de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) II, Fundamental, do município do Rio de Janeiro

Roberto da Silva Santos

 

  39. As minorias no contexto da pandemia: a ofensiva bolsonarista à educação indígena

Rodrigo de Moura Santos

 

  40. Trajetórias poéticas de um diário insubmisso entre a preta e o viado

Sheila Martins

Renan Corrêa

 

  41. O que as experiências produzidas nos encontros entre professora e estudantes - na pandemia - nos fazem pensar?

Vivian Padial Leão

 

 

Trabalhos em Podcast

 

  1. Os jovens estudantes e a luta contra as reformas neoliberais

Gabriela Silva

 

  2. Biografemando um encontro

Sara Busquet

 

  3.Currículos e cotidianos – Especial Estudantes e Egressos FFP

Fernanda Cavalcanti de Mello

Rafaela Rodrigues

Marcelo Machado

Renata Rocha

Thamy Lobo